Programar para Java não é programar em Java

Share:



Java é uma das linguagens de programação mais populares no mundo…! O problema vem exactamente dessa afirmação.  
Java não é apenas uma linguagem de programação, embora as pessoas estejam se relacionando a ela apenas como uma linguagem. Java nunca foi apenas uma linguagem e essa é a razão pela qual decidi escrever este minúsculo artigo. Sendo eu intimamente ligado ao Java sempre que oiço essas disparidades com colegas da Faculdade, em grupos de WhatsApp, etc... sinto uma dor no peito "lol". 



É a hora de Acordar os que dormem e lembrar os esquecidos.



A JVM
A Java Virtual Machine é a máquina de destino para cada aplicativo Java. Existem implementações de JVM para Windows, Linux, Mac, o que significa que você pode executar o mesmo programa Java em qualquer um dos sistemas operacionais anteriormente referenciados.

Este é o brilho da JVM: Write once, run anywhere (escreva uma vez, execute em qualquer lugar). Esse é o fundamento da declaração que fiz no título deste artigo. O coração de Java sempre foi a JVM. Isso é o que torna o Java não apenas uma linguagem de programação, mas uma plataforma gigantesca. A linguagem Java é dissociada da JVM.






É o seguinte. A JVM não está vinculada à sintaxe da linguagem Java porque não entende nada disso. A JVM entende apenas o bytecode. Ela nem se importa com o compilador que você está usando, desde que o bytecode seja executado. Claramente, o bytecode evolui à medida que a linguagem Java evolui. O desacoplamento da linguagem Java da JVM traz a possibilidade de criar novas linguagens de programação. Esta possibilidade já está sendo explorada e provavelmente uma nova linguagem JVM está sendo criada enquanto dígito (piada).

As linguagens JVM estão surgindo, muitas delas como protestos contra a lenta evolução da linguagem Java e sua pesada verbosidade. Jetbrains, por exemplo, está investindo em uma nova linguagem de JVM chamada “Kotlin” (A sensação do momento quando o assunto é Android Mobile Apps). Os maiores nomes de linguagens da JVM actualmente são: Scala e Groovy e Kotlin.

Para finalizar
Programar para Java é programar para a plataforma java, seja pelo Scala, Groovy, Kotlin ou qualquer outra linguagem da JVM, incluindo a linguagem Java, enquanto programar em Java é usar a linguagem Java para programar para Aplicativos, websites, etc.


O objectivo deste artigo é deixar claro que “a programação para Java não é exactamente programação em Java”.

Sem comentários